TEST DRIVE VOLVO V40 T4 CROSS COUNTRY

 

Hoje é a hora de um novo test drive no Volvo Blog e selecionei um VOLVO V40 Cross Country T4 momentum 2017.

Bom como eu já falei, prefiro os carros compactos e ele é o tipo de carro que eu gosto. O tamanho certo para a cidade, para manobrar, achar uma vaga, etc... é um carro bem mais urbano e compacto que, por exemplo, um XC60  - que, aliás, eu adorei. Então, vamos lá!

 

 

Primeiro contato: O design

O modelo atual já tem 5 anos, mas realmente acho que ele é ainda bem atual. Para quem já conhece o V40, não tem muita mudança e o facelift de 2016 foi bem sutil. Na verdade, o estilo do V40 de 2012 era já simplesmente lindo e não vou esconder que eu adoro! 

 

Então as maiores diferenças estão na parte dianteira. O que chama atenção num primeiro olhar é o martelo de Thor e o seu sistema full led. O V40 ganha em refinamento e se integra perfeitamente à gama atual da Volvo. A grade mudou também para se destacar um pouco  mais do modelo antigo.

 

As lanternas se harmonizam perfeitamente com a traseira e o perfil muito dinâmico fazem com que o carro seja já um sucesso!

Ele tem, para os apaixonado pela montadora, uma lembrança na história da marca com estes ombros que lembram o P1800 dos anos 60... 

As rodas de liga leve aro 18 possuem um novo desenho e refletem bem a personalidade arrojada do V40 CC. Para a carroceria também estão disponíveis cinco novas opções de cores, sendo quatro azuis e uma bege.

 

 

 

O interior: terreno conhecido

No interior não houve muita mudança além de algumas novas cores para os bancos,  portas e alguns detalhes de acabamento. A base era já excelente.

 

Ele tem um teto panorâmico fixo que se fecha com uma cortina elétrica. No modelo do teste, o carro é da cor bege. O interior com revestimento caramelo nos bancos e nas portas reflete o lado aconchegante do V40. Os bancos, com ajustes elétricos para o motorista e o passageiro, mantêm a qualidade e o conforto que são característicos de um Volvo.

 

No painel permanecem os 3 temas disponíveis: Elegance, que é o mais clássico; Eco, com dicas para economizar a gasolina;  Performance, o meu preferido, com uma cor vermelha, o que torna a leitura do velocímetro mais visível e prática.

 

A cabine é muito bem acabada, com materiais de alta qualidade. O revestimento macio na parte superior do painel e nas portas, aliado a detalhes refinados, tal como a lâmina de alumínio com a inscrição "Cross Country",  reforçam a percepção de luxo.

 

O design escandinavo apurado do console central flutuante, já conhecido dos S40, V50 e C30 dos anos 2000, não somente é lindo, como único na produção mundial. O ar-condicionado automático com tecnologia Clean Zone permite ao V40 fechar a entrada de ar para o interior de forma automática, caso os sensores detectem que o ar exterior está excessivamente poluído (mais que perfeito para as grandes cidades, não acham?)

 

A tela de 8 polegadas ( não tátil, infelizmente) é agradável e fácil de utilizar. Neste ponto, podemos ver o progresso enorme do sistema dos modelos de nova geração (XC90 e XC60) com a tela/tablet tátil ultra simples e intuitiva no manuseio, além de mais moderna. 

O GPS é lento e complicado, melhor é usar um aplicativo como Waze ou Maps, por exemplo.

 

A habitabilidade é boa para 4 adultos. No entanto, encontrei no V40 CC um problema que é a altura do teto um pouco justa ou baixa para um pessoa de 1,75m ou mais, por causa do teto solar que faz perder alguns centímetros preciosos. Num V40 normal não encontrei este incômodo ( não possui teto solar)

O porta-malas possui uma capacidade correta e padrão no segmento. Os pontos positivos são a modularidade e a praticidade.

 

Há sensores de estacionamento traseiros e de chuva, câmera de ré, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente e apoio de braço traseiro com porta-copos (prático para viajar).

 

 

Dirigir: Prazer e Segurança

Os bancos são confortáveis e posicionam bem o corpo, com vários ajustes possíveis. O volante é relativamente pequeno, o que aumenta ainda mais a sensação e o prazer de dirigir. 

A direção é agradável e possui 3 níveis de ajustes, mas não achei tão leve quanto o excepcional novo XC60 em baixa velocidade ou durante manobras.

 

O motor da família Drive-E é um modelo recente na linha da Volvo. É um motor quatro cilindros turbo 2.O de 190 cavalos. Ele é bem forte, muito agradável e realmente acho suficiente para o carro. Na partida, se pisar muito forte, percebe-se reações na direção (treme um pouco), o que é apenas desagradável durante alguns segundos.

 

Um bom Volvo nunca esquece a segurança. O V40 Momentum tem sete airbags, Isofix, monitor de pressão dos pneus, o sistema SIPS (Side Impact Protection System), o Volvo On Call e o City Safety, sistema de frenagem automática para reduzir ou evitar acidentes até 50 km/h. 

A câmera de ré, para mim, é indispensável, pois a visão traseira é muito reduzida. Neste ponto, existe ainda a possibilidade de abaixar os encostos de cabeça dos bancos traseiros. 

 

O carro é mais alto em 4cm que o modelo clássico, mas mesmo assim, cuidado nas ruas de São Paulo (ou de outras cidades) com os buracos e as rampas nas garagens, pois o risco é de bater. A suspensão oferece um equilíbrio entre firmeza e conforto muito bom. 

 

O câmbio automático de seis marchas é agradável e rápido. Ele possui também uma posição manual diretamente no próprio câmbio, como também as borboletas no volante.

 

 

Para concluir, eu gostei do V40 Cross Country, que oferece um excelente compromisso entre conforto, prazer, performance suficiente no dia a dia e um consumo razoável para um motor de 2l e 190cv. Eu lamento a altura interna, que é justa, e as reações na direção ao pisar muito forte. Ele é uma boa escolha para quem quer um crossover premium diferente, confortável e seguro. Daqui a alguns meses ele vai encontrar um concorrente que vai lhe deixar a vida bem complicada, o novo XC40, mas isso é outro assunto...

 

 

 

Em detalhes (*)

 

Volvo V40 T4 Cross Country (190cv) e seus equipamentos:

 

MOTOR E TRANSMISSÃO

> Motor Turbo 2.0 de 190cv

> Torque 300 N.m

> Câmbio automático de seis velocidades

> Tração dianteira

 

 

ÁUDIO E NAVEGAÇÃO

> Controle do sistema de áudio no volante

> Display central de 7" com DVD player

> Entrada de áudio auxiliar AUX, USB e IPOD

> Sistema de áudio de alta performance 4*43W, 8 alto-falantes e bluetooth

 

 

ASSENTOS

> Assento do motorista com regulagem elétrica e memória

> Assento do passageiro com regulagem manual

> Assentos com revestimento em couro

 


CLIMATIZAÇÃO

> Ar-condicionado digital dual zone

> Sistema de qualidade de ar multi-ativo - Clean Zone

> Teto Solar Panorâmico Fixo

 

 

INSTRUMENTAÇÃO 

> Painel de instrumentos digital 8" personalizável com 3 temas

 

 

SEGURANÇA

> Airbag de joelho para o motorista

> Airbag frontal e lateral para motorista e passageiro

> Assistente de frenagem de emergência

> Aviso de utilização do cinto de segurança

> City Safety

> Cortinas laterais infláveis

> Sistema de fixação de cadeirinha infantil - ISOFIX

> Sistema de freio ABS

> Sistema de proteção contra impactos laterais - SIPS

> Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical – WHIPS

> Sistema Inteligente de Informação - IDIS

 


SISTEMAS DE TRAVAMENTO E PREVENÇÃO 

> Acionamento do motor sem chave – Keyless Start

> Alarme

> Chave integrada com controle remoto de travamento

> Luzes de aproximação

> Sensor de monitoramento interior

> Trava elétrica para crianças nas portas traseiras

> Travamento elétrico central para as portas

> Vidros elétricos nas quatro portas com sistema auto up / down
 

 

SISTEMA DE SUPORTE E TECNOLOGIA

> Assistente de partida em aclive e declive - HSA

> Câmera traseira de estacionamento

> Computador de bordo

> Direção elétrica com três ajustes de esforços

> Função ECO+

> Função start / stop

> Paddle Shift

> Piloto automático

> Sensor de chuva

> Sensor de estacionamento traseiro

> Sensus Connect - sistema de entretenimento e conectividade

> Volante com regulagem de altura e profundidade

> Volvo on Call

 


SISTEMA DE ILUMINAÇÃO

> Faróis em LED com acendimento automático

> Jato lavador para os faróis

> Luzes sinalizadoras dianteiras de LED (DRL)
 


INTERIOR

> Apoio de braço dianteiro

> Apoio de braço traseiro

> Jogo de tapetes

> Manopla de cambio revestida em couro

> Porta-copos no banco traseiro

> Porta-copos no console dianteiro

> Porta-objetos nas portas dianteiras

> Porta-objetos no console central

> Volante revestido em couro e acabamento em alumínio
 

 

EXTERIOR 

> Aerofólio Integrado ao Teto

> Barras de teto alumínio

> Defletor traseiro na cor prata

> Espelhos retrovisores elétricos com desembaçador e memoria

> Espelhos retrovisores na cor Black Piano

> Espelhos retrovisores retráteis

> Para-choque Cross Country

 

 

CHASSIS 

> Chassi Dynamic

> Controle avançado de estabilidade - ASC

> Controle dinâmico de estabilidade e tração - DSTC

 


RODAS

> Rodas de alumínio Metallah 18" (Pneu 225/40 R18)

> Sistema de monitoramento de pressão dos pneus - TPMS


COMPARTIMENTO DE BAGAGEM

> Estepe temporário

 

DIMENSÕES

Comprimento: 436,9 cm

Altura: 142,0 cm

Largura: 178,3 cm

Entre-eixos: 264,7 cm

Peso: 1.554 kg

Tanque: 62 l

 

*Mudanças podem ocorrer nas especificações, opcionais e preços de acordo com mudanças de ano/modelo do veículo. A montadora se reserva o direito de fazer estas mudanças sem nenhum aviso prévio. Contate o concessionário Volvo mais próximo a você para mais detalhes.

 

 

 

 

 

Fonte: Stéphane Garcia

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

VOLVO BLOG

  • Facebook Volvo Blog
  • Pinterest Volvo Blog
  • Instagram Volvo Blog
  • Twitter Volvo Blog
​SÃO PAULO - SP- Brasil

© COPYRIGHT 2017-2019 VOLVOBLOG | Todos os direitos reservados | Volvoblog é um site independente que não tem nenhuma relação com a Volvo Cars |   Inscrito no CNPJ sob o n° 21.762.759/0001-81