A ALQUIMIA DO COURO DA VOLVO

 
Por mais de trinta anos, os interiores dos carros Volvo têm sido agraciados com o melhor couro da Bridge of Weir Leather Company, da Escócia. Porque por trás de cada peça luxuosa do couro da Bridge of Weir, você encontrará mais de um século de habilidade, conhecimento e perícia. De fato, muitos consideram ser o melhor couro automotivo do mundo. Então, por qual outro motivo estaria no seu Volvo?

 

 

Uma linhagem de prestígio


Explorar os céus num Concorde, embarcar no icônico cruzeiro Queen Elizabeth II ou viajar em grande estilo no Orient Express partindo da Gare de L´Est, em Paris . Para muitos, isso ainda representa o ápice das viagens de luxo, de uma época em que nenhuma despesa foi poupada para que os passageiros se sentissem confortáveis e especiais. Mas mesmo que esses exemplos sejam de uma época passada, nosso desejo por luxo e conforto permanece - ainda mais quando estamos em nossos carros. Então, como podemos experimentar um nível similar de luxo hoje? Bem, o segredo está no couro.
 

 

Este artigo começou mencionando o Concorde, o Queen Elizabeth II e o Orient Express por um motivo. Sim, eles são todos os principais exemplos de viagens luxuosas de primeira classe, mas eles também têm algo mais em comum - estofamento requintado, trabalhado a partir do melhor couro Bridge of Weir. Fundada em 1905 e situada nos arredores de Glasgow, a maior cidade da Escócia, a Bridge of Weir é hoje a mais antiga fabricante independente de couro automotivo do mundo. Um verdadeiro negócio de família em todos os sentidos, as raízes da empresa remontam a 1758 e agora existem membros da sexta, sétima e oitava geração da família trabalhando lá, sendo todos fabricantes de couro. Isso resultou em um exclusivo processo de fabricação, com tradição e moldado por habilidades que foram transmitidas através das gerações.
 

 

Tudo começou com o Volvo 740


“Eu costumava ser levado à fábrica nas manhãs de sábado pelo meu avô. Eu sou a sétima geração desde que o negócio começou em 1758, então está no sangue ”, explica o diretor de vendas da Bridge of Weir, Jamie Davidson, cujo bisavô, Arthur Muirhead, fundou a atual empresa, em 1905. Mas como a relação entre Volvo Cars e Bridge of Weir começou?
 

“Começamos com o Volvo 740 em 1983”, explica Jamie. “O estofamento que produzíamos era uma cor de tom único, que é o que a maioria dos carros tem hoje, mas, curiosamente, desenvolvemos um efeito de dois tons, quase em nuvem, no couro. Por isso, parecia usado, como uma poltrona antiga que melhora com a idade ”. No entanto, foi o trabalho da Bridge of Weir em outro modelo da Volvo que realmente levou a relação das duas empresas ao próximo nível. “O grande ponto de virada para mim foi o Volvo 850. Nós éramos o único fornecedor, o que era muito incomum. Mas nesse ponto a Volvo teve a confiança para nos dar todas as cores para esse carro. Isso realmente consolidou nosso relacionamento ”.

 

Interiores de couro  Volvo xc40 & Volvo xc90

 

Jamie acredita que os elos entre a Volvo e a Bridge of Weir vão muito além do relacionamento comercial. "Eu acho que nós temos muito em comum. As palavras de ordem Volvo são de qualidade, ambiente e segurança. E eu gosto de pensar que nós incorporamos os mesmos valores. Há muitas semelhanças entre os habitantes de Gotemburgo e os da Escócia, na região de Glasgow, ambas fortemente influenciadas por sua tradição de estaleiros e indústria pesada - eles até compartilham o mesmo senso de humor. "

 

 

O encontro da tecnologia e tradição

 

"Há muitas coisas que as pessoas procuram no interior de seus carros hoje em dia", diz Debra Choong, projetista-chefe da Bridge of Weir. “Eles procuram detalhes e design personalizado, mas também buscam conforto. Você gasta muito tempo em seu carro - é como uma sala de estar - então o conforto é uma grande preocupação. ”Mas o que a Volvo Cars procura em couro? “A Volvo quer um couro muito macio e com aparência natural”, explica Debra. "Mas querem que ele atenda a padrões elevados de durabilidade".

 

 Tecnologia e tradição

 

Porém, como Jamie explica, não é suficiente desenvolver um couro que atenda aos requisitos dos designers. "Uma vez que a estética, a sensação, a cor e o toque tenham sido alcançados, o couro tem que ser testado em nossos laboratórios, o que é um novo desafio porque as especificações da Volvo são, com razão, muito rigorosas."

 

A Bridge of Weir tem um laboratório no local, que permite uma extensa bateria de testes todos os dias. Esses testes diários focam em emissões, durabilidade, resistência à abrasão e a presença de umidade na cabine, possivelmente causada pelo couro. Mas testes mais extremos também são realizados a cada ano. Consistem em colocar pedaços de couro em câmaras climáticas por cerca de oito semanas para observar o comportamento do produto acabado submetido a temperaturas extremas, alternadamente quentes e frias. É reconfortante saber que nada é deixado ao acaso, no controle de qualidade dos materiais que encontrarão espaço no seu Volvo.

 


Foco no desenvolvimento sustentável


A Volvo e a Bridge of Weir estão unidas há mais de trinta anos. E durante este período, ambas as empresas experimentaram muitas mudanças, não só em termos de design, mas também de processos industriais e tratamento de couro. "Nós estávamos curtindo todo o nosso couro com cromo", diz Jamie, "este é o método padrão de curtimento nos setores de calçados e artigos de couro, mas trabalhamos com a Volvo para desenvolver esse processo de maneira orgânica e livre de cromo, usando agentes naturais como castanha, mimosa e tara. O curtimento sem cromo não é apenas melhor para quem sofre de alergias, é melhor também para o meio ambiente.

 

Bridge of Weir 

 

Cuidar do meio ambiente é algo em que a Bridge of Weir investiu uma enorme quantidade de tempo e recursos, o que resultou em ser a fabricante de couro com a menor pegada de carbono do mundo. Eles até têm sua própria usina de energia térmica autofinanciada. A usina de energia térmica da Bridge of Weir foi a primeira patenteada mundialmente e um fator chave na missão da empresa de desenvolver o couro de alta qualidade e baixo teor de carbono. “Estou muito orgulhoso da Bridge of Weir ser uma empresa que olha para o futuro. Precisamos ser sustentáveis ”, diz Jamie.
 

O foco da Bridge of Weir na sustentabilidade também se estende ao bem-estar animal. A empresa se orgulha do fato de que eles só compram peles de fornecedores que respeitam e observam as Cinco Liberdades, um conjunto de padrões de bem-estar animal internacionalmente reconhecidos.

 

 

Olhando para o futuro e orgulhoso do passado

 

Mas não é apenas a abordagem inovadora do Bridge of Weir para o meio ambiente que Jamie sente que manterá a empresa em boa posição para o futuro. “Temos a tradição, as matérias-primas e temos as melhores pessoas. Somos muito inovadores e queremos estar na vanguarda. Mas o mais importante é que queremos desenvolver um couro do qual o cliente ainda não tenha percebido que precisa. ”

 

 Fábrica da Bridge of Weir

 

E o que aconteceu no passado? Quais dos clientes da Bridge of Weir, Jamie e Debra estão mais orgulhosos ? Além da Volvo Cars, claro. "Embora tenha sido um pouco antes do meu tempo, eu amo o trabalho que a Bridge of Weir fez para os designers de móveis Charles e Ray Eames", diz Debra. "Quando eu era estudante, as criações deles eram míticas para mim, então estou particularmente orgulhosa por estarmos associados à história deles.” E quanto a Jamie? “Meu favorito seria o couro da Câmara dos Lordes porque você via isso na televisão quase todos os dias, se quisesse assistir à política. Fizemos o vermelho para a Câmara dos Lordes e o verde para a Câmara dos Comuns. Fiquei muito orgulhoso disso.

 

Uma jóia digna do Queen Elizabeth II , do Concorde e do seu Volvo. A Bridge of Weir é uma referência de qualidade, design e inovação. Hoje e pelos próximos trinta anos!

 

 História da empresa Bridge of Weir

 

 

 

Site: Bridge of Weir

 

 

Fonte: Volvo Cars 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

VOLVO BLOG

  • Facebook Volvo Blog
  • Pinterest Volvo Blog
  • Instagram Volvo Blog
  • Twitter Volvo Blog
​SÃO PAULO - SP- Brasil

© COPYRIGHT 2017-2019 VOLVOBLOG | Todos os direitos reservados | Volvoblog é um site independente que não tem nenhuma relação com a Volvo Cars |   Inscrito no CNPJ sob o n° 21.762.759/0001-81