LOTUS EVIJA HIPERCARRO 100% ELÉTRICO

 

A montadora do Reino Unido, que é controlada pelos chineses da Geely (dona da Volvo) desde 2017 apresentou o Evija. Este hipercarro é o primeiro veículo elétrico da Lotus e também o carro de produção mais potente do mundo.

 

Normalmente associada à criação de pequenos desportivos ágeis e leves, a Lotus decidiu que era altura de entrar na “guerra” dos hipercarros e revelou o Evija, o seu primeiro modelo novo em mais de onze anos e o primeiro a ser lançado desde que a marca passou a ser controlada pela Geely.

 

 Lotus Evija

 

Com uma produção limitada a apenas 130 unidades o Evija (Type 130) representa uma série de estreias para a Lotus. É o seu primeiro hipercarro, o seu primeiro modelo elétrico, o seu primeiro modelo com um chassis em fibra de carbono e é também o mais pesado modelo da sua história, com 1680 kg (ainda assim é o mais leve hipercarro elétrico de produção em série).

 

Apesar de ainda não ter divulgado um valor de potência oficial, a Lotus aponta para os 2000 cv, um valor que fará dele o mais potente modelo de produção em série do mundo. Para teres uma ideia, os seus concorrentes mais diretos, o Pininfarina Battista e o Rimac C_Two, contam “apenas” com 1900 cv e 1914 cv respetivamente.

 

Novo Lotus Evija hipercarro de 2000cv 

 

Os números do Evija

 

Apesar de não ter revelado a potência do Evija, a Lotus anunciou que este conta com quatro motores elétricos (um em cada roda), que garantem um binário de 1700 Nm e, claro, tração às quatro rodas. Já a bateria de 70 kWh e 2000 kW de capacidade que os alimenta surge em posição central atrás dos bancos.

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Quanto às prestações, a Lotus afirma que o Evija cumpre os 0 aos 100 km/h em menos de 3 segundos e é capaz de atingir os 300 km/h em menos de 9 segundos. Já quanto à velocidade máxima, a marca britânica afirma apenas que é superior a 320 km/h.

 

 Interior do Lotus Evija

 

Disponível com cinco modos de condução diferentes (Range, City, Tour, Sport e Track), o Evija conta com uma autonomia (já de acordo com o ciclo WLTP) de até 400 km. Segundo a Lotus, num carregador de 350 kW é possível recarregar até 80% da bateria em apenas 12 minutos (100% demora 18 minutos), estando o hipercarro já preparado para ser carregado a 800 kW.

 

 

Aerodinâmica acima de tudo

 

É fácil perceber qual foi o objetivo dos engenheiros da Lotus: melhorar ao máximo a aerodinâmica. Um fator que acaba por determinar o seu design, com o Evija a contar com um conjunto de complexas superfícies que criam canais e túneis para otimizar a performance aerodinâmica.

 

O destaque? Os túneis Venturi que marcam a traseira e otimizam o fluxo de ar em direção à traseira, reduzindo o arrasto aerodinâmico, contornados na sua extremidade por uma faixa de LED, que servem de óticas traseiras.

 

De notar também a ausência de espelhos retrovisores, trocados por câmaras e tem até um sistema DRS idêntico ao usado na Fórmula 1.

 

Já no interior do primeiro hipercarro elétrico britânico, destaca-se a forte presença de fibra de carbono e a consola central “flutuante” com inúmeros botões.

 

 Lotus Evija

 

Com chegada prevista para 2020, o Lotus Evija pode ser reservado por 250 mil libras (cerca de 277 mil euros) sendo que o seu preço final anda na casa dos 1,7 milhões de libras (cerca de 1,9 milhões de euros) ainda antes de impostos.

 

 Vídeo Lotus Evija

 

 

Fontes: Razaoautomovel, Divulgação 

 

 

 

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